Cristiane Gouvea







quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Coruja: Símbolo da Pedagogia






As corujas são os símbolos da filosofia e da pedagogia devido à inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das corujas. A coruja tem visão 180% superior ao do homem. Ela enxerga tudo ao seu redor apesar de ser daltônica, não identificando a cor vermelha, e poder mexer completamente a cabeça (gira-a para todos os lados, pois tem os olhos completamente separados). É muito difícil enganá-la, ela percebe "segundas intenções".É muito difícil criá-la em cativeiro, sendo uma ave muito ligada a sua família, não abandona os filhos em hipótese alguma, sendo o macho quem cuida dos filhotes e a fêmea é quem sai par caçar.Existem diversas representações para este símbolo, a Coruja, no que se refere as representações para a Filosofia e Pedagogia; no entanto, podemos observar na figura símbolo:
1º) A cabeça da coruja possui um formato ovalado, quase arredondado, que faz imaginar a figura do globo terrestre. Isso permite considerar que a formação do pedagogo é para todos os cantos do mundo. É universalista, pluralista;
2º) Acima dos olhos e abaixo da cabeça a penugem do pássaro forma uma semelhança de letra “V”, que pode ser interpretada como a primeira letra da palavra “Vida”; afinal, o Pedagogo será o profissional apto a preparar o ser humano para a vida toda, não apenas para o saber;
3º) O olho direito está bem aberto e é formado de uma espécie de circunferência com escamas que fazem lembrar a representação de ondas concêntricas. E o olho esquerdo apresenta-se fechado Essa representação parece permitir a interpretação de que o pedagogo é aquele que precisa concentrar-se no conhecimento, na construção da própria personalidade, na reflexão, na formação de princípios (olho fechado). Um olhar para dentro (introspecção) e um olhar para fora (extrospecção), para o mundo (o olho direito) que se projeta para o futuro e irradia suas ondas de conhecimento para um além bem distante;
4º) O pássaro dá a impressão de mostrar-se com o peito aberto, estufado para frente. Isso pode representar a coragem, a ousadia que o pedagogo precisa assumir para levar em frente sua missão, suas metas, seus objetivos, frente às dificuldades profissionais suas e as dificuldades culturais, sociais e psíquicas dos seus educandos;
5º) Uma das asas do pássaro empunha um lápis que escreve sobre um livro que, por sua vez, está sobre outro livro. Hoje já existem símbolos da pedagogia que apresentam três livros. Isso pode significar que o ler e o escrever são as ferramentas que darão asas para o ser humano voar em busca de sua autorrealização e libertação. O Pedagogo é o iniciante deste processo porque ele começa a sua atuação nas primeiras séries da educação básica, mas continua por toda a educação fundamental e média até a superior. Um livro, pois, representa as séries iniciais, todas as séries da fundamental e média e o outro livro pode representar o nível superior que é onde o pedagogo vai buscar e construir sua ciência, as bases para sua prática e os fundamentos éticos para a construção de sua personalidade que será também espelho para os seus educandos;
6º) As garras do pássaro se afirmam com vigor na base que apóia seus pés. Isso permite significar a profundidade, a firmeza intelectual, cultural, pedagógica e moral que devem ser qualidades essenciais do pedagogo;
7º) Por fim, a cauda do pássaro apresenta uma clara conotação de elemento de equilíbrio para o pássaro. Assim também a pessoa do pedagogo deve primar-se pelo equilíbrio, pela personalidade segura pela capacidade de mediar as suas exigências pessoais e profissionais com dificuldades sociais que ele vai encontrar nas salas de aulas, escolas, familiares e colegas de profissão. O equilíbrio que, em ética se chama virtude da prudência, é justamente a balança que pesa nas proporções necessárias tanto o ardor do pedagogo na exigência de condições razoáveis para o exercício de sua profissão quanto no seu posicionamento ético de não trabalhar só pelo salário mensal e para a satisfação de suas necessidades puramente materiais.

33 comentários:

  1. Adorei o conteúdo, super interessante! Era o que eu estava procurando.Parabéns!!
    Karina Rodrigues - POA/RS

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o conteúdo,amei.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns...
    o texto é otimo fiquei encantada...
    um abraço
    Jalene Moreira - Itapetinga/BA

    ResponderExcluir
  4. Cris eu tambem sou estudante de pedagogia e acredito que o mundo precisa de nossa contribuiçâo!!!!! E confio nos educadores!!!! Jselia, CAPIM GROSSO- BAHIA.

    ResponderExcluir
  5. cris, adorei o texto parabens!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. leegãal deii valõor a Pedagogia agorãa'!!...
    criie jã o seu!!'

    ResponderExcluir
  7. adorei vai me ajudar muito para um evento que vai ter na minha escola...
    Pôor//:ElizeteSousa'

    ResponderExcluir
  8. Amei esse texto,como estudante de pedagogia em fase inicial,pra mim é maravilhoso fazer grandes e novas descobertas.

    ResponderExcluir
  9. Me formei recentemente e adorei esse texto.

    ResponderExcluir
  10. muito bom, estou começando agora e aprendi muito com este texto!

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso esse texto! Genial!
    Por: Nádia - Itamaraju - Ba

    ResponderExcluir
  12. Gostei das informações por você transmitidas. Também sou Pedagoga e, durante a leitura fiz uma viagem imaginária relembrando dos tempos em que atuei em sala de aula. Hoje exerço minha função junto a alunos, professores e família.
    Denise.

    ResponderExcluir
  13. eu adorei o texto por ser pedagoga e por ser bem elaborado.
    parabens...
    e obrigago...
    (ANDRÉA PESTANA)

    ResponderExcluir
  14. daniela itapetinga23 de outubro de 2010 19:34

    parabens o texto ficou excelente
    traduz realmente o que é um pedagogo
    e a caruja faz por merecer ser nosso mascote

    ResponderExcluir
  15. Cris amei o texto, não nego que até me emocionei, pois realmente sou Pedagoga, por adoração ao magistério, amo ser professora, e a cada dia dentro de sala de aula, me encontro com realidades que me fazem repensar muito sobre meu papel na sociedade, em especial na vida dos meus alunos, procuro plantar uma semente em cada coração, uma semente de esperança, de perspectiva de vida, de um futuro, onde eles possam se auto-construir, buscar seus objtivos, traçar metas, com as asas da coruja!!!!

    Desejo que todos eles consigam alcançar voos tão altos e certeiros qto os da Coruja!!!

    Sucesso em sua carreira!!!

    ResponderExcluir
  16. ola cris realmente o texto é de se emocionar. Eu também estou na reta final do curso de pedagogia e realmente temos que acreditar no futuro para poder-mos propor a mudança.

    ResponderExcluir
  17. confesso q fiquei encantado os futuros profissionas em pedagogia , estao muito bem representados pela figura beleza da coruja . era realmente o q eu estava procurando marcelo aracaju - sergipe

    ResponderExcluir
  18. amei o seu blog, até postei no meu blog o q vc escreveu sobre o símbolo da pedagogia. Faço 4º período de pedagogia, visita meu blog é muito importante p mim, bjo http://descobrindooamorpelaeducao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Xará, dei uma lida em seu perfil e percebi q vc é das minhas. Ñ é a toa q vc se chama Cristiane tbm. Eu tbm acredito q o Brasil precisa de educação e q se nós Pedagogas plantarmos um saber q seja em um ser humano é uma grande satisfação para nós.
    Continue assim, determinada e confiante na sua escolha. Merecemos sim ser bem remuneradas, afinal nosso trabalho é grandioso, porém, as crianças, os adolescentes , os jovens e adultos ñ podem continuar sendo vítimas do descaso com a nossa educação.
    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber qual a referÊncia desse texto, por gentileza.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. adoreii e compartilhei no meu blog.. muito sucessooooooooooo

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito das comparações que vc fez relacionando a coruja e ao pedagogo concordo plenamente com vc, seu texto esta bem esclarecedor, parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. OI......ADOREI O BLOG..MUITO BOM MESMO..TODA A SOCIEDADE DECERIA SABER REALMENTE A IMPORTÃNCIA DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. oi sou a josi gostei muito do blog sao ideis fantasticas

    ResponderExcluir
  25. Amei seu conceito sobre a pedagogia!!! Sabias palavras!! Estou começando essa história agora!!! Valeu pela motivaçao!!

    ResponderExcluir
  26. Ser Pedagogo é algo que vai muito além de uma profissão é uma escolha para a vida..., mas infelizmente algumas pessoas não conseguem ver a importância que estes mestres do conhecimento tem para a sociedade..., ouvi outro dia na faculdade que os Pedagogos eram Utópicos..., fiquei muito triste com o conceito do meu colega. Mas lendo suas palavras só me confirma aquilo que já sabia, ser Pedagogo é para quem ainda acredita numa escola justa e uma sociedade menos desigual.

    ResponderExcluir
  27. Cristiane Gouvea quero lhe responder sobre este seu comentário " serei recompensada pelo meu esforço, não sei!". se você vê o fruto do seu trabalho, digo que já é uma recompensa. A educação nas series iniciais é a semente para a futura cidadania.

    ResponderExcluir
  28. Excelente, parabéns pela brilhante idéia na descrição deste Símbolo.

    ResponderExcluir
  29. eu adorei pois tudo que uma estudante de pedagogia precisava saber para poder refletir sobre a sua personalidade dentro desta área pois mais uma vez obriga por postar conteúdo tão maravilhoso como esses. muitas saudações ao criador.

    ResponderExcluir
  30. fiquei encantada com o texto.

    ResponderExcluir